Saiba tudo sobre as nossas Pérolas





As pérolas cultivadas representam, hoje em dia, 90% das do comércio total de pérolas. A crescente demanda de pérolas levou o homem a cultivá-la em grandes quantidades.
As pérolas cultivadas representam, hoje em dia, 90% das do comércio total de pérolas. A crescente demanda de pérolas levou o homem a cultivá-la em grandes quantidades.
As pérolas cultivadas representam, hoje em dia, 90% das do comércio total de pérolas. A crescente demanda de pérolas levou o homem a cultivá-la em grandes quantidades.
A região centro-leste da China se tornou emergente na indústria de cultivo de pérolas de água doce e melhoraram muito a qualidade nos últimos 5 anos. Estas pérolas cultivadas são rivais em qualidade das mais caras pérolas naturais que já foram encontradas. A entrada da China neste segmento de mercado tornou as pérolas mais acessíveis para as mulheres, e atualmente custam cerca de um décimo do preço de outras pérolas cultivadas em outras partes do mundo.
As pérolas podem apresentar-se de diversas cores, formas e tamanhos, e as cores são dadas pelo molusco. Branca é a mais comum, seguida da rosa. Outras cores dependem diretamente do tipo de molusco. Pode-se ter colorações mais rosas, azul esverdeada e salmão.
Além destes tipos de pérolas existem as pérolas do mar do sul, conhecidas como South Sea Pearls, produzidas no norte da Austrália e sudeste da Ásia incluindo Mayanmar e Indonésia. A cor destas pérolas varia do prateado ao dourado.
As pérolas do Taiti, que são as que devem ser utilizadas neste concurso, também conhecidas como as pérolas negras, crescem nas águas da Polinésia francesa. Sua cor pode variar do cinza ao preto com reflexos vermelhos, verdes ou azuis. A ostra que produz este tipo de pérola pode ser encontrada nas ilhas Cook, Fiji, Tonga, Samoa, Nova Caledônia, Filipinas, Panamá e Golfo do México.
Pérola Akoya: São as clássicas pérolas cultivadas; de forma redonda. Populares e com alta demanda, são encontradas no Japão, China e Coréia.
Pérola Negra: São muito raras e valiosas, por serem negras naturalmente (sem processo de tingimento). É obtida através da Ostra de Lábios Negros, cultivada em Mares do Sul e Japão.
Pérola do Mar do Sul: São as mais cobiçadas e desejadas de todas as pérolas, pois vêm de uma enorme (a maior de todas) e solitária ostra prateada. Cultivadas ao sul da Indonésia, norte da Austrália e sul das Filipinas. Têm tamanho acima de 8 mm de diâmetro. Apresentam-se em diversos formatos, tamanhos e cores (branca, dourada, cinza, negra, etc.).
Pérola de Água-Doce: Única forma não cultivada no mar, mas em lagos de água-doce em Kyoto, na Ilha de Honshu, no Japão e na China. Podem variar infinitamente em suas formas, tamanhos e cores.
Pérola Arroz: Este tipo de pérola cresce dentro dos órgãos reprodutores da ostra e seu pequeno formato lembra um grão de arroz.
Pérola Barroca: São todas aquelas de formato irregular.
Pérola Blister: Formam-se em camadas recobertas de madrepérola, por deslizarem para dentro do manto da concha. Se a pérola se origina com um crescimento verrugoso na face interna da concha, deverá ser separada da mesma, formando uma peça semi-esférica.
Pérola Mabi: Formam-se através do mesmo processo da pérola blister, ou seja, em camadas. Pode ter várias cores e formas (oval, semi-esférica, coração, gota e outros).
Pérolas Mallorca são as cultivadas na Ilha de Mallorca e seu núcleo é uma esfera plástica, revestida apenas de uma finíssima camada de Nácar e, portanto, passível de descascarem.
Pérolas Shell, fabricadas com o pó das pérolas cultivadas, moídas e reconstituídas com resina especial em formato perfeitamente redondo, em formato de gota, ou ainda lapidada. Apesar de não ser uma pérola natural, o seu conteúdo interno é perlífero, e possui um lindo brilho nacarado
As pérolas são frágeis e precisam de cuidados especiais para não perderem suas características. Um dos primeiros cuidados é não colocar a sua jóia com pérolas junto com outras jóias, para que não sejam danificadas. É preferível colocá-las em um saquinho, separadas.
A pele de algumas pessoas são mais ácidas do que de outras e, se uma peça é utilizada regularmente, algumas pérolas estarão em constante contrato com a pele, principalmente em colares, na parte de trás do pescoço. As pérolas irão absorvendo a acidez da pele e podem acabar descamando, diminuindo muito de tamanho, além de perder o brilho. Você pode frear este processo limpando as pérolas com um pano macio após usá-las.


1-            Um teste rápido, fácil e bem popular para se verificar se uma pérola é verdadeira ou artificial é raspá-la entre os dentes, de preferência nas bordas ds frontais que são os mais sensíveis. A pérola verdadeira apresenta uma textura ligeiramente arenosa, por sua formação. A pérola artificial é lisa e escorregadia.
2-            Porém o teste mais eficaz e definitivo é a destruição de uma das pérolas do fio, para ver sua estrutura interna. Separe uma pérola e bata delicadamente com um martelo até ela começar a se desfazer. A pérola verdadeira é constituída de capas arredondadas que conforme vão se desfazendo, transformam-se em areia. Já as pérolas Shell de boa qualidade, formadas por pó de pérola, quebram-se em cacos, mas em cada um deles é perfeitamente possível distinguir o brilho iridescente das pérolas e madrepérolas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

3 comentários:

Unknown disse...

Colar de brancas,salmao e cinza

Très Chic Joias disse...

Ótima explicação.

Très Chic Joias disse...

Ótima explicação.