Projeto no Pará
Olha que bacana, as biojóias estão cada vez mais tomando seu espaço!
Gemas orgânicas como produto florestal na fabricação de jóias, bijuterias e adornos para melhoria da renda de comunidades tradicionais no Pará.
Coordenador: Noemi Vianna Martins Leão
Gerais
Específicos
Determinar a potencialidade de uso de produtos florestais regionais na produção de biojóias, bijuterias e adornos, visando a melhoria da qualidade de vida de populações tradicionais.
- Identificar espécies existentes em florestas dos municípios de Garrafão do Norte, Bragança e Capitão Poço que sejam apropriadas para uso em biojóias, bijuterias e adornos.
- Testar gemas orgânicas de pelo menos seis espécies vegetais já utilizadas por artesãos na confecção de bijuterias e/ou peças de adorno com relação a suas características físicas e mecânicas, garantindo a melhoria da qualidade do produto,
- Estimular integrantes de comunidades rurais dos municípios de Garrafão do Norte, Bragança e Capitão Poço no preparo, manipulação e comercialização de biojóias, bijuterias e adornos confeccionados a partir de frutos e/ou sementes das espécies testadas e coletadas nestes municípios.
- Integrar sindicatos, cooperativas e associações rurais com artesãos que utilizam gemas orgânicas de origem florestal viabilizando a produção sustentável desses recursos.
- Desenvolver um processo de aceleração de secagem e preservação da matéria prima investigada.
Viabilização do uso de Produtos Florestais Não-Madeireiros utilizando materiais alternativos regionais, na concepção e elaboração de biojóias, bijuterias e adornos em geral produzidas no Pará.
0 comentários:
Postar um comentário